Hoje muito se fala sobre diversidade. Mas, afinal, o que ela é o que tem a ver com a literatura?
De acordo com o Minidicionário da Língua Portuguesa, de Evanildo Bechara (p.314), ela é a “condição do que ou de quem é diferente, diverso, variado”. Tendo em vista a nossa longa tradição de prensa tipográfica de Gutenberg e publicação de livros, um desavisado poderia achar que a diversidade seria algo intrínseco à literatura. Ledo engano. Em seu início, o mercado editorial publicava aquilo que interessava àqueles no poder e quem poderia bancar as despesas de impressão e distribuição.
Foram séculos até que categorias marginalizadas tivessem o acesso à produção e publicação de obras literárias, com destaques para as mulheres. Nos tempos atuais, acompanhamos a luta desses grupos pelo direito de integrar a literatura como autores e também se verem representados de forma digna e coerente em obras ficcionais e não ficcionais. Não é à toa que o verbete “representar” do mesmo dicionário de Bechara traz duas acepções: “reproduzir a imagem de” e “fazer ou tornar presente, evidenciar”.
Tanto “diversidade” quanto “representatividade” são lutas fundamentais para o campo literário, já que é através da literatura que eu compreendo não só a mim mesmo, mas também o outro, como preconiza a Base Nacional Comum Curricular (p.139): “destaque-se a relevância desse campo [artístico-literário] para o exercício da empatia e do diálogo, tendo em vista a potência da arte e da literatura como expedientes que permitem o contato com diversificados valores, comportamentos, crenças, desejos e conflitos, o que contribui para reconhecer e compreender modos distintos de ser e estar no mundo e, pelo reconhecimento do que é diverso, compreender a si mesmo e desenvolver uma atitude de respeito e valorização do que é diferente.”
Nesse sentido, nós, da Ediouro Educação, reafirmamos nosso compromisso com a busca por um catálogo cada vez mais plural e diverso em termos de gêneros, temas, autores e ilustradores, a fim de colaborar com educadores, pais e instituições de ensino na luta por uma sociedade mais igualitária e na construção de vivências e trajetórias positivas para as crianças e os jovens que leem os nossos livros.
Contem sempre conosco.